Aspectos sombrios;
Idealização do amor e da mulher;
Liberdade criadora;
Morte-solução para os sofrimentos;
Pessimismo;
Saudosismo;
Byronismo;
Vida noturna e boêmica;
Fuga da realidade para o mundo dos sonhos;
Satanismo;
Morte precoce dos artistas;
Ritualismo;
Mal dos séculos;
domingo, 2 de junho de 2013
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Álvares de Azevedo
Álvares de Azevedo
Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um poeta, escritor e contista, da segunda geração romântica brasileira. Suas poesias retratam o seu mundo interior. É conhecido como "o poeta da dúvida". Faz parte dos poetas que deixaram em segundo plano, os temas nacionalistas e indianistas, usados na primeira geração romântica, e mergulharam fundo em seu mundo interior. Seus poemas falam constantemente do tédio da vida, das frustrações amorosas e do sentimento de morte. A figura da mulher aparece em seus versos, ora como um anjo, ora como um ser fatal, mas sempre inacessível. Álvares de Azevedo é Patrono da cadeira nº 2, da Academia Brasileira de Letras.
Álvares de Azevedo encara a morte como solução de sua crise e de suas dores, como expressou no seu famoso poema "Se eu morresse amanhã"
Álvares de Azevedo doente, abandona a faculdade. Vitimado por uma tuberculose e sofrendo com um tumor, é operado mas não resiste. Morre no dia 25 de abril de 1852, com apenas 21 anos.
Autores e obras
Autores e Obras
1.Álvares da Azevedo= ”Lira dos Vinte Anos”, “Poema do Frade”, “Noite na Taverna”, “Macário”.
Apesar da curta vida ele é o melhor representante da poesia Ultra-Romântica brasileira.
Seus poemas expressam uma concepção do amor que ora idealiza a mulher, identificando-a como um anjo, ora a representa envolvida por um grande erotismo e sensualidade; nos 2 casos ela é sempre inacessível, distante do poeta. O sentimento de morte e o tema da evasão (fuga da vida real para um mundo de sonhos e fantasias) são outros temas abordados em sua poesia.
2.Junqueira Freire= “Inspirações do Claustro”
3.Laurindo Rabelo=”Trovas”
4.Casimiro de Abreu (um dos mais populares poetas românticos)=”As Primaveras”, onde cantou as saudades da terra natal, da infância e da família, além das desilusões e emoções do amor adolescente.
Casimiro de Abreu
O ultrarromântismo
Algumas décadas depois da introdução do Romantismo no Brasil,a poesia ganhou novos rumos com o aparecimento dos ultrarromânticos.Esses poetas,desvinculados do compromisso com a nacionalidade assumido pela primeira geração,desinteressavam-se da vida político-social,e voltavam-se para si mesmo,numa atitude profundamente pessimista.Como forma de protesto contra o mundo burguês,viviam entediados e a espera da morte.
Os ultrarromânticos desprezaram certos temas e posturas da primeira geração,como o nacionalismo e o indianismo,essa segunda geração romântica sentia-se como geração perdida.
Assinar:
Postagens (Atom)